Encontro Cristão-muçulmano em Curitiba homenageia Maria, mãe de Jesus

Posted on 01/03/2013

1



O encontro inter-religioso lançado no ano passado em Foz do Iguaçu, e que reuniu mais de 4 mil pessoas na hidrelétrica de Itaipu para a celebração a Maria, mãe de Jesus, terá nova edição em Curitiba, no próximo dia 23 de março. O evento “Maria, exemplo para todos nós” é uma iniciativa da Pastoral da Criança, em conjunto com a Arquidiocese de Curitiba e lideranças da Comunidade Islâmica de Curitiba.

mariaA mãe de Jesus é personagem reverenciada por cristãos e muçulmanos. No cristianismo, Maria é a mãe de Jesus Cristo, o Salvador do Mundo. Maria é bem-aventurada por ter sido escolhida por Deus para levar o Salvador em seu seio. “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus” (Lc 1,31). O respeito e veneração que professam os católicos à Santíssima Virgem têm, portanto, bases bíblicas sólidas. Maria é modelo de amor e doação, que se põe a caminho para servir a prima Isabel. É a mãe terna que ampara e protege seus filhos.

No Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, a Virgem Maria (Maryam) é mencionada como exemplo de mulher em 34 citações. Tem uma surata (capítulo) intitulada “Surata Maryam” (19), com o relato da anunciação, gravidez e nascimento de seu filho Jesus – considerado um profeta para os islâmicos. No Líbano, a celebração cristã-muçulmana que homenageia Maria acontece desde 2010, com feriado oficial no qual se comemora a Anunciação do Anjo Gabriel a Maria (dia 25 de março).

O encontro terá início às 9 horas na sede da coordenação nacional da Pastoral da Criança (rua Jacarezinho, 1.691, Mercês) com Mostra das ações básicas de saúde, nutrição e educação realizadas pela rede de voluntários em todo o país e no exterior. Ainda na sede da Pastoral da Criança, os Espaços Temáticos vão destacar a presença de Maria na Bíblia e no Alcorão, e como personagem que é exemplo de atenção às gestantes e cuidado com as crianças.

A celebração a Maria acontecerá às 11 horas no auditório do Canal da Música (rua Júlio Perneta, 695, Mercês) com a participação do Sheik Muhammad Sadek Ebrahimi, do bispo Dom Moacyr José Vitti e um grupo coral. O público poderá continuar sua visita à sede da Pastoral da Criança até as 14 horas.

Para o gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança, Clóvis Boufleur, o encontro “oferece oportunidade para a convivência fraterna e de incentivo para a paz entre os povos e fiéis das maiores religiões mundiais”.

Anúncios
Posted in: Uncategorized