Semana de Teologia da Católica será realizada a partir desta quarta-feira

Posted on 07/05/2013

0



juventude-semana-teologica-11-212x300 CARTAZA Semana de Teologia 2013 da Universidade Católica de Pernambuco será promovida de 8 a 10 de maio e tem como propósito lançar um olhar teológico sobre a questão da juventude, tema escolhido em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, que será sediada no Rio de Janeiro, no mês de julho deste ano, e com a Campanha da Fraternidade 2013. Durante os três dias do evento, serão oferecidos minicursos, oficinas, sessões de comunicações, conferências, além de atrativas apresentações culturais. Os interessados em participar devem se inscrever pelo www.unicap.br/SemanaTeologia/

Programação

Dia 08 de maio – quarta-feira

Programação da tarde
14h às 15h30 – Painel sobre a “Jornada Mundial da Juventude”, com Pe. Gimesson Eduardo da Silva
16h às 17h30 – Oficinas temáticas com professores de Teologia da UNICAP

Oficina 1: Jesus e o jovem rico (Mc 10,17-31; Mt 19,16-30; Lc 18,18-30)
Prof. Cláudio Vianney Malzoni

Oficina 2: A jovem igreja de Corinto
Prof. Luiz Moura

Oficina 3: O retorno à criação e à humanidade a partir de São Francisco de Assis: bases para uma juventude permanente.
Prof. Marcos Almeida

Oficina 4: Nove critérios para permanecer sempre jovem – um olhar a partir da Bíblia
Prof. João Luiz Correia Júnior

Oficina 5: Mosaico religioso – faces do sagrado: As identidades religiosas entre os jovens na atualidade
Prof. Vanderlei Albino Lain
Prof. Sergio Sezino Douets

Programação principal
18h30 às 19h – Chegue antes: momento cultural
19h às 19h30 – Abertura da ST2013
19h30 às 21h30 – Conferência: “Juventude, sociedade e comportamento”, com o Prof. Dr. Pe. João Batista Libânio (FAJE, Belo Horizonte)

Dia 09 de maio – quinta-feira

Programação da tarde
14h às 15h30 – Mesa de debate: “Para onde foi a opção preferencial pelos jovens da Conferência de Puebla”, com o Prof. Dr. Pe. João Batista Libânio (FAJE, Belo Horizonte)
16h às 17h30 – Sessões de comunicações aberta a alunos de Teologia e ao público em geral.

Programação principal
18h30 às 19h15 – Chegue antes: momento cultural
19h15 às 21h30 – Conferência: “Juventude, cultura e mídias sociais”, com o Prof. Dr. Flávio Munhoz Sofiati (Universidade Federal de Goiás)

Dia 10 de maio – sexta-feira

 Programação da tarde
14h às 15h30 – Mesa de debate: “A presença dos jovens nas pastorais”, com a participação de Henrique Balbino (Comunidade Ilha de Santa Terezinha), André Gustavo (Pastoral Carcerária) e Joselma (Pastoral dos Surdos).

16h às 17h30 – Mesa de debates com professores da UNICAP: “A realidade do jovem na atualidade a partir do trabalho de extensão na comunidade de Águas Compridas”, com a participação da Profa. Valdenice José Raimundo (curso de Serviço Social) e “Um olhar sobre a realidade da juventude brasileira a partir do direito”, com a participação da Profª. Vanessa Alexsandra de Melo Pedroso (curso de Direito).

Programação principal
18h30 às 19h – Chegue antes: momento cultural
19h às 21h – Conferência: “Juventude e missão”, com Solange Rodrigues (Pesquisadora do ISER, Assessoria, Rio de Janeiro)
21h às 21h30 – Encerramento da ST2013

OFICINAS

Oficinas temáticas com professores de Teologia da UNICAP (Dia 08 de maio – quarta-feira – 16h às 17h30)

Oficina 1: Jesus e o jovem rico (Mc 10,17-31; Mt 19,16-30; Lc 18,18-30)
Prof. Cláudio Vianney Malzoni

Oficina 2: A jovem igreja de Corinto
Prof. Luiz Gomes de Moura
Alunos:
Edson Dantas
Francisco de Barros
Sebastião Agostinho

Oficina 3: O retorno à criação e à humanidade a partir de São Francisco de assis: bases para uma juventude permanente.

Prof. Marcos Antonio de Almeida

Oficina 4: Nove critérios para permanecer sempre jovem – um olhar a partir da bíblia
Prof. João Luiz Correia Júnior

Oficina 5: Mosaico Religioso – Faces do Sagrado: As identidades religiosas entre os jovens na atualidade
Prof. Vanderlei Albino Lain
Prof. Sergio Sezino Douets

CONFERENCISTAS

Prof. Dr. Pe. João Batista Libânio, SJ
É padre jesuíta, escritor e teólogo. Possui doutorado em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (1968). É professor titular na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje – Belo Horizonte – MG) e Membro do COEP da Universidade Federal de Minas Gerais. É vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Fundamental. Atua principalmente nos seguintes temas: Reforma dos Estudos Eclesiásticos, Filosofia, Teologia. Dentre suas principais obras estão: Teologia da Revelação a partir da Modernidade; Qual o futuro do Cristianismo?; Ser cristão em tempos de Nova Era.

Prof. Dr. Flávio Munhoz Sofiati
É professor adjunto de sociologia da UFG – Universidade Federal de Goiás, na Faculdade de Ciências Sociais. Atua no Curso de Especialização em Políticas Públicas e é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Tem doutorado em Sociologia pela USP Universidade de São Paulo com bolsa da FAPESP (2009). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica Clássica e Contemporânea, Sociologia da Religião e Sociologia da Juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude e Religião, Catolicismo Contemporâneo, Movimento Carismático, Teologia da Libertação.

Profa. Ms. Solange Rodrigues
Supervisora regional do Iser Assessoria, no Rio de Janeiro. Participa da Equipe de pesquisa do Iser/RJ. O Iser Assessoria, em parceria com o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense, foi responsável pela realização desta pesquisa na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Trata-se de uma iniciativa das ONGs Ibase e Pólis que analisou as formas, conteúdos e sentidos da participação de jovens entre 15 e 24 anos nas esferas sociais públicas e políticas, consideradas estratégicas para a consolidação da democracia no Brasil.

Pe. Gimesson Eduardo da Silva
O padre Gimesson Eduardo da Silva, SCJ, da Província Brasil Recife (BRE), é o presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude. Esteve presente como representante e referencial do Regional Nordeste 2 para os assuntos e atividades referentes à Jornada Mundial da Juventude. O religioso tem realizado um trabalho em torno da JMJ de Madri, quando articulou um grupo de 50 jovens peregrinos de várias dioceses de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

*Fonte: Assessoria de Comunicação Unicap

Anúncios