História da Arte é tema de encontros em Nossa Senhora do Ó

Posted on 11/07/2013

0



IMG_1363A História da Arte é tema de uma série de encontros realizados no Salão Paroquial de Nossa Senhora do Ó, em Pau Amarelo, Paulista. Desde meados de 2012, um grupo vem se reunindo com o objetivo de conhecer melhor o trabalho de grandes artistas da história da humanidade. A próxima reunião será realizada nesta quinta-feira (11/06), a partir das 19h30, e é aberta a quem tiver interesse na temática.

De acordo com o padre Alberto Antônio Moreira, idealizador do grupo e animador dos encontros, os participantes têm a oportunidade de entrar em contato com as obras de IMG_1366grandes gênios da pintura e de dialogar sobre elas. “Buscamos compreender a obra do artista, a de seus contemporâneos, o contexto histórico em que estava inserido e o porquê de sua genialidade”, destacou.

Nesta quinta (11/07), será apreciada o conjunto da obra de William Turner (tela em destaque acima), pintor londrino que viveu entre 1775 e 1881. Segundo o padre Alberto Antônio Moeira, a obra de Turner se insere no período pós Revolução Francesa, momento em que os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade se tornaram tão desejosos quanto distantes.

“O homem toma mais consciência de suas responsabilidades históricas e, na mesma medida, dos seus limites. Esta crise existencial se manifesta na pintura. Os trabalhos de Turner transmitiam uma emoção extrema. As pinceladas soltas e difusas de Turner dão forma a uma desesperança interior que se transmite à natureza, uma das características básicas do romantismo”, destacou o sacerdote.

goya.shootings-3-5-1808No último encontro do grupo, em 13 de junho, foi estudada a obra do espanhol Francisco de Goya. Na ocasião, os participantes puderam conhecer diversas telas do autor, conhecendo as temáticas mais retratadas pelo artista espanhol e o contexto histórico em que sua arte estava inserida. Entre as diversas obras analisadas, destaque para a tela “Três de Maio de 1808 em Madrid”, de 1814 (imagem ao lado), também conhecida como “Os fuzilamentos da montanha do Príncipe Pío” ou “Os fuzilamentos de três de Maio”. A obra aborda um fato histórico: a ocupação francesa na Espanha. O quadro de Goya apresenta o momento em que um pelotão de fuzilamento da França executava madrilenhos como castigo a atos de rebeldia contra a dominação francesa.

Ao todo, já foram realizados cerca de 12 encontros voltados à compreensão da História da Arte.

Mais informações: albertoantoniomoreira@yahoo.com.br ou www.facebook.com/alberto.moreira.98622

Anúncios